Topo

Jovem palestina é condenada à prisão por agressão a soldado

21/03/2018 21h13

Após se declarar culpada, Ahed Tamimi, 17 anos, alcança acordo, por pena de 8 meses de detenção, com tribunal de Israel. Adolescente é vista na Cisjordânia como um ícone de resistência à ocupação israelense.Um tribunal de Israel condenou nesta quarta-feira (21/03) a adolescente palestina Ahed Tamimi, de 17 anos, a oito meses de prisão pela agressão contra um soldado israelense. A jovem alcançou um acordo com a Justiça depois de se declarar culpada.

Segundo a advogada de Tamimi, Gaby Lasky, o acordo, que determinou uma pena mais branda para a jovem, prevê ainda o pagamento de uma multa de cerca de 1,4 mil dólares. A jovem deve ser solta no verão.

Detida desde dezembro, Tamimi admitiu ser culpada em quatro das 12 acusações que pesam contra ela: agressão, dificultar o cumprimento dos deveres militares e em dois casos de incitação à violência.

A mãe de Tamimi, que também está detida, fez um acordo semelhante com a Justiça israelense.

Lasky afirmou que o processo foi uma farsa e visava apenas impedir que outros palestinos resistam à ocupação israelense, como Tamimi fez.

O processo também foi criticado internacionalmente. Em janeiro, a Anistia Internacional afirmou que nada do que ela fez contra soldados que usavam equipamentos de proteção pode justificar a detenção de uma adolescente.

Tamimi ficou conhecida após um vídeo, no qual ela aparece agredindo soldados israelenses, viralizar nas redes sociais. Nas imagens, ela aparece ao lado da mãe e de uma prima dando tapas em soldados israelenses na região de Nabi Saleh, na Cisjordânia.

Com um histórico de várias agressões contra militares israelenses, a jovem é vista na região como ícone da resistência à ocupação israelense. Em Israel, ela é vista como uma jovem ingênua que é manipulada pelos pais.

CN/rtr/ap/dpa

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App