Topo

Roteiro de três dias em Nurembergue

Carlos Albuquerque

27/04/2018 12h24

O castelo Kaiserburg, o pintor Albrecht Dürer, o mercado de Natal e os Julgamentos de Nurembergue trouxeram fama à cidade da Baviera. Confira dicas para três dias de passeio.Localizada na região da Francônia, no estado da Baviera, Nurembergue tem quase mil anos de história a oferecer. Ali residiram os imperadores do Sacro Império Romano Germânico e figuras como Albrecht Dürer, um dos mais importantes artistas do Renascimento.

Nurembergue é a cidade do pão de mel (Lebkuchen) e da famosa Feira de Natal Christkindlesmarkt, do castelo Kaiserburg e do Museu Nacional Germânico, com o maior acervo existente da história alemã.

Leia também: Dicas de turismo em Nurembergue

A essa história também pertence um triste capítulo que o visitante poderá conhecer de perto em Nurembergue, pois foi no Reichsparteigelände que os nazistas realizaram seus desfiles megalomaníacos. O Memorial dos Julgamentos de Nurembergue é outro lugar digno de uma visita para os interessados na história da Alemanha. Ambos os memoriais foram erguidos nos locais originais dos acontecimentos.

Confira dicas para três dias de passeio:

1° Dia: Centro histórico

O centro histórico (Altstadt) se encontra dentro das muralhas medievais e abriga a maioria das atrações turísticas da cidade da Francônia.

Inicie seu primeiro dia de passeio pelo Königstor, torre que marca a entrada da parte antiga da cidade, em frente à Estação Central (Hauptbahnhof). Siga então para o centro de artesanato Handwerkerhof, onde não faltam lojas de suvenires e especialidades, como o famoso Nürnberger Lebkuchen (pão de mel de Nurembergue), cafés e restaurantes.

Descendo a rua Königstrasse, você chegará à igreja Lorenzkirche, um dos mais belos prédios góticos da Alemanha. Na praça Lorenzerplatz, você passará pela fonte Tugendbrunnen e andando em direção à ponte Museumbrücke, pela casa Nassauer Haus, outro cartão-postal de Nurembergue.

Passando a ponte sobre o rio Pegnitz, você chegará à praça Hauptmarkt, onde acontece um dos eventos mais famosos da cidade: a famosa Feira de Natal de Nurembergue (Christkindlesmarkt).

Uma importante atração turística dessa praça é a Schöne Brunnen (Bela Fonte). Em forma de torre gótica, ela faz jus ao nome, mas só se trata de uma cópia, pois a fonte original está no Museu Nacional Germânico. Outra atração no Hauptmarkt é a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora), uma construção do século 14 que abriga um importante altar pintado por Albrecht Dürer, um dos mais famosos filhos da cidade.

Siga então em direção à Altes Rathaus (Antiga Prefeitura). Na entrada do edifício, estão expostas cópias das joias da coroa do Sacro Império Romano Germânico, que antes se encontravam em Nurembergue. Também vale a pena ver o impressionante salão gótico dentro da prefeitura. Em frente está uma das principais igrejas da cidade, a Sebalduskirche.

E, finalmente, reserve o resto da tarde para conhecer a principal atração turística de Nurembergue: o castelo Kaiserburg, residência dos antigos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico. O ingresso inclui uma visita ao museu, aos Palas (aposentos reais), à Doppelkapelle (dupla capela), à Tiefer Brunnen (fonte profunda) e à torre Sinwellturm, de onde se pode ter uma vista incrível da cidade.



2° Dia: Einxamel, brinquedos e Dürer

O centro histórico de Nurembergue reserva atrações suficientes para um segundo dia de visitas. Você pode começar pela ponte Fleischbrücke, decorada há mais de 400 anos com a estátua de um boi, marcando o local onde se encontrava o mercado de carne. Na esquina da Tuchgasse com Hauptmarkt, você verá a livraria mais antiga da Alemanha: Korn & Berg.

O tour agora continua em direção ao rio Pegnitz. Siga a rua Karlstrasse até a ilha fluvial Trödelmarkt (mercado das pulgas), onde hoje se encontra uma das praças mais bonitas da cidade com lojas, galerias e gastronomia individualizadas. Continuando pela ponte Karlsbrücke, você chegará a uma região idílica de lojas e cafés. Siga até a praça Unschlittplatz com a histórica Unschlitthaus.

Caminhando em direção à ponte Maxbrücke, você verá sobre a ilha fluvial no rio Pegnitz a passarela histórica Henkersteg, a torre da Henkerhaus (casa do executor), onde funciona hoje um museu de história criminal, e um lindo exemplo da arquitetura tradicional em enxaimel, a Weinstadel, edifício transformado em residência de estudantes.

Depois da Maxbrücke, pegue à esquerda, siga ao longo do Pegnitz até a passarela Kettensteg, a mais antiga ponte pênsil fluvial da Alemanha, pela qual você chegará a uma área onde se sentirá na Idade Média, nas estreitas casas em enxaimel da rua Weissgerbergasse, por exemplo, onde antes moravam muitos artesãos.

Dobrando à direita na Karlstrasse, você encontrará um atrativo para adultos e crianças: o Spielzeugmuseum (Museu do Brinquedo), uma visita imperdível para quem quer conhecer 3 mil anos de história dos brinquedos – em Nurembergue acontece a famosa Feira Internacional do Brinquedo e a poucos quilômetros dali, na vizinha cidade de Zirndorf, encontra-se a sede e o parque temático Playmobil Funkpark.

Seguindo pela rua Albrecht Dürer, você chegará à outra atração imperdível: a casa onde viveu Albrecht Dürer, um dos maiores gravadores e pintores do Renascimento, que hoje foi transformada em museu. O edifício em si já é uma atração, pois simboliza uma antiga casa burguesa de Nurembergue.

3° Dia: Área de desfile do Partido Nazista e Museu Nacional Germânico

Na manhã de seu último dia em Nurembergue, visite na rua Bayernstrasse o Centro de Documentação Reichsparteitagsgelände na antiga área de desfiles do Partido Nazista, utilizada nos congressos de 1933 a 1938. Com a exposição permanente Faszination und Gewalt (Fascinação e Violência), o centro se ocupa de forma excepcional desse triste capítulo da história alemã. No extenso areal do Reichsparteitagsgelände, ainda se podem ver exemplos arquitetônicos da megalomania nazista.

Como residência dos antigos imperadores germânicos, Nurembergue foi escolhida pelos nazistas para sediar seus desfiles megalomaníacos. E foi em Nurembergue que os principais líderes nazistas foram julgados depois da Segunda Guerra. No Memorium Nürnberger Prozesse, o visitante poderá conhecer – no local original na rua Bärenschanzstrasse – a história dos Julgamentos de Nurembergue.

Depois de almoçar, aproveite a tarde para conhecer no centro histórico o Germanisches Nationalmuseum (Museu Nacional Germânico), com o maior acervo de história da cultura de toda a Alemanha, com peças que vão desde a Idade do Bronze até nossos dias.

Com sua extensa zona de pedestres, o centro histórico também convida ao passeio e às compras, como na área em torno da rua Königstrasse, da luxuosa Kaiserstrasse e, certamente, um público mais jovem vai gostar das lojas na rua Breite Gasse.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App