PUBLICIDADE
Topo

Arqueólogos encontram sarcófago com cosméticos na Alemanha

Romana foi enterrada com frascos de perfume - picture-alliance/dpa/O. Berg
Romana foi enterrada com frascos de perfume Imagem: picture-alliance/dpa/O. Berg

30/07/2018 17h38

Datado do século 3º, sarcófago é descoberto em antiga rota que ligava Trier a Colônia. Jovem romana foi enterrada com frascos de perfume, paleta de maquiagem e espelho de mão

Arqueólogos encontraram no oeste da Alemanha um sarcófago de uma jovem romana que continha diversos produtos de beleza. Datado do século 3º, a tumba de pedra, que pesa quatro toneladas e meia, foi descoberta próximo à cidade Zülpich, anunciou nesta segunda-feira (30/07) o Museu Estadual Rheinische de Bonn.

Além de frascos de perfume, uma paleta de maquiagem e um espelho de mão de prata, dentro do sarcófago havia joias, alfinetes e um canivete dobrável que possui um cabo na forma da figura de Hércules.

Segundo Susanne Willer, do Museu Estadual Rheinische, a quantidade e os tipos de objetos escolhidos para serem sepultados com a jovem morta são extraordinários.

"O foco dos objetos está claramente em adornos e na cosmética, ou seja, tudo que pertence à beleza feminina, seguindo o lema, ela deveria ser bonita até a morte", ressalta Willer.

As primeiras análises mostraram que a jovem teria entre 25 e 30 anos quando morreu. Os objetos e os esqueletos permaneceram cerca de 1.700 anos enterrados.

O sarcófago foi localizado ao longo da antiga via do Império Romano que ligava às atuais cidades de Trier e Colônia. Descoberta em setembro do ano passado, arqueólogos mantiveram segredo sobre a peça, por questões de segurança, enquanto analisavam outras sepulturas na região.