Topo

Merkel recebe prêmio Fulbright

28/01/2019 21h24

Associação honrou a líder alemã por sua dedicação à "cooperação internacional e paz". Ao aceitar o prêmio, Merkel disse que é importante enfrentar ideologias nacionalistas.A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, recebeu nesta segunda-feira (28/01) o prestigioso Prêmio Fulbright para o Entendimento Internacional durante uma cerimônia em Berlim

A Fulbright Association, com sede em Washington, disse que selecionou Merkel para o prêmio por sua "notável e compassiva liderança e seu forte compromisso com o entendimento mútuo, cooperação internacional e paz". Merkel recebeu o prêmio em Berlim. Foi a primeira vez que a cerimônia de entrega ocorreu fora dos EUA.

Ao aceitar o prêmio, Merkel enfatizou a importância de organizações internacionais como as Nações Unidas, a OTAN e a Organização Mundial do Comércio, que surgiram após "os horrores da Segunda Guerra Mundial".

Merkel também alertou que, à medida que o número de pessoas que testemunharam a Segunda Guerra Mundial decresceu, houve um aumento do "populismo excessivo e do nacionalismo", acrescentando que "temos de nos posicionar de forma resoluta contra esse tipo de pensamento".

"O patriotismo para mim sempre significa pensar em nossos próprios interesses nacionais, mas também junto com os interesses de outros”, disse a chanceler.

Uma Europa "unificada"

Embora nao tenha mencionado o presidente dos EUA, Donald Trump, Merkel ressaltou a importância dos laços transatlânticos e como uma União Europeia forte pode ajudar a estreitar o relacionamento.

"Como parceira e amiga dos Estados Unidos, a Europa só pode ser forte quando permanecer unida", disse ela.

Jack Janes, do Instituto Americano de Estudos Alemães Contemporâneos, disse à DW que Merkel desfruta de uma "enorme quantidade de respeito" no outro lado do Atlântico, já que ela é "resiliente". "Ela representa a sustentabilidade, que é o que precisamos agora", disse Janes.

O Prêmio Fulbright também foi entregue a Nelson Mandela, ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e Bill Clinton, além da organização Médicos Sem Fronteiras. O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso recebeu a honraria em 2003.

JPS/dpa/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter