Topo

May acena com segundo referendo sobre o Brexit

21/05/2019 13h15

Premiê dá a deputados a possibilidade de decidirem se haverá um segundo referendo sobre o Brexit caso eles aprovem o acordo de saída do Reino Unido da UE que ela lhes apresentar.A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta terça-feira (21/05) que pedirá ao Parlamento que decida se haverá um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Ela disse que incluirá no projeto do acordo de saída um requerimento para que os parlamentares decidam se haverá ou não um segundo referendo, uma exigência central de muitos deputados oposicionistas.

Ela própria disse ser contra um segundo referendo, mas que percebe "sentimentos genuínos e sinceros" dentro do Parlamento nesse sentido.

O Parlamento já rejeitou três vezes o acordo negociado por ela com Bruxelas. O "novo acordo" apresentado por May inclui uma união aduaneira temporária com a UE, até as próximas eleições gerais no Reino Unido, assim como garantias para manter os direitos trabalhistas e os padrões ambientais da UE.

Segundo a premiê, se trata de uma última chance para que o Brexit ocorra de forma ordenada. Ela argumentou que quem votar contra a sua proposta de acordo votará, na prática, contra o Brexit.

O Reino Unido deveria ter deixado a UE em 29 de março, mas o prazo foi ampliado para 31 de outubro devido ao impasse político no país, cujo Parlamento não consegue aprovar o acordo de saída negociado por May em Bruxelas.

AS/rtr/ap/efe

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter