Topo

Angela Merkel louva autores de atentado frustrado contra Hitler há 75 anos

A chanceler alemã Angela Merkel, em Berlim Imagem: Hannibal Hanschke - 10.jul.19/Reuters

13/07/2019 14h22

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, conclamou, neste sábado (13), todos os setores da sociedade contra a ressurgência do extremismo de direita na Alemanha. Em sua mensagem de vídeo semanal, antecipando o 75º aniversário da tentativa de atentado contra Adolf Hitler, ela prestou homenagem àqueles que se opuseram ativamente ao ditador nazista.

"Eles mostraram que seguiram sua consciência, configurando, assim uma parte da história da Alemanha que, de outro modo, teria sido definida apenas pela escuridão do nacional-socialismo."

O 20 de julho marca o aniversário da trama para assassinar Hitler com uma bomba e remover do poder o NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães), em 1944.

A tentativa fracassou, e o chanceler do Reich sobreviveu com ferimentos leves. O orquestrador da conspiração, Claus Schenk Graf von Stauffenberg, foi executado, assim como cerca de 200 cúmplices.

Merkel afirmou que a Alemanha tem com eles um débito de gratidão, frisando que a Lei Fundamental do país, elaborada após a Segunda Guerra Mundial, talvez não existisse, se ações desse tipo.

O ditador nazista Adolf Hitler foi alvo de tentativa de assassinato em 20 julho de 1944 Imagem: Reprodução

Ao mesmo tempo, a líder democrata-cristã condenou o "terrível assassinato", em 2 de junho, de seu correligionário Walter Lübcke, que os investigadores creem ter sido politicamente motivado. O político tornara-se alvo de ameaças devido a seu apoio à política de Merkel para os refugiados. O principal suspeito pertencia a meios neonazistas.

Segundo a chefe de governo, esse homicídio mostrou quão importante é apoiar quem assume uma responsabilidade política, seja no nível local, como políticos, ou em organizações não governamentais e na sociedade como um todo: "Isso exige uma resposta clara de todos."

Merkel convidou todos os alemães a "fazer sua parte em nossa sociedade e assegurar que a democracia seja forte, que a sociedade civil seja forte e que o extremismo de direita não tenha a menor chance."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Angela Merkel louva autores de atentado frustrado contra Hitler há 75 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional