Topo

Reino Unido vai banir Huawei da implementação do 5G

14/07/2020 17h47

Reino Unido vai banir Huawei da implementação do 5G - Governo Johnson decide que operadoras do país não poderão mais comprar equipamento da gigante chinesa. Decisão ocorre após pressão dos EUA e embates entre Londres e Pequim em relação a Hong Kong.O governo do Reino Unido anunciou nesta terça-feira (14/07) que, em 2021, proibirá que os operadores de telecomunicações do país adquiram tecnologia 5G da Huawei em meio às sanções aplicadas pelos Estados Unidos à companhia chinesa.

Em uma audiência na Câmara dos Comuns, o ministro das Comunicações, Oliver Dowden, disse que toda a infraestrutura de 5G aportada pela Huawei será eliminada do território britânico até 2027.

A decisão é uma vitória para o governo dos EUA, que vem travando uma ofensiva contra a gigante chinesa, alegando que os equipamentos da empresa permitem que Pequim espione outros países. A companhia nega.

O governo de Boris Johnson também tem trocado farpas com os chineses em relação à interferência do governo chinês na autonomia da ex-colônia de Hong Kong. Johnson já havia indicado que poderia retaliar economicamente.

O integrante do governo comunicou a medida após uma reunião do Conselho de Segurança Nacional – formado por alguns ministros e pela procuradora-geral –, que anulou uma decisão de janeiro que autorizava a Huawei a atuar em ramos não estratégicas da rede 5G.

O conselho entendeu que mesmo essa participação, que previa que as operadoras britânicas poderiam ter até 35% das suas redes com equipamentos da Huawei e era encarada como um meio-termo entre a liberação total e o banimento, poderia acarretar riscos.

Dowden explicou hoje que as circunstâncias mudaram e o conselho levou em consideração as sanções impostas pelos Estados Unidos a Huawei, que ocorrem em meio à guerra comercial com a China e incluem a restrição à venda de chips de fabricação americana ao país asiático.

De acordo com o ministro, as medidas adotadas pelos EUA "limitam a capacidade da Huawei de produzir produtos importantes", o que criaria incerteza quanto ao fornecimento. Segundo o titular da pasta, o Reino Unido não tem confiança para poder garantir a segurança de um futuro equipamento 5G da Huawei.

"Para sermos claros, a partir do fim deste ano, os operadores de telecomunicações não devem comprar nenhum equipamento de 5G da Huawei. Quando for aprovada a lei de segurança nas comunicações, será ilegal fazer isso", afirmou Dowden.

A decisão não afeta os aparelhos celulares e as redes de 3G e 4G instaladas pela pela Huawei no país.

O integrante do governo explicou que a exclusão da companhia chinesa do processo atrasará de 2 a 3 anos o desenvolvimento da rede de alta velocidade no país, além disso, aumentará o custo em cerca de 2 bilhões de libras (R$ 13.5 bilhões).

Nos últimos dias, alguns dos principais operadores britânicos, entre eles, a Vodafone e a BT, advertiram que a eliminação dos equipamentos da Huawei das redes britânicas teria alto custo e poderia resultar em cortes de sinal.

JPS/ots/efe

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter