Topo

Premiê indiano critica Putin por guerra na Ucrânia

16/09/2022 17h21

Premiê indiano critica Putin por guerra na Ucrânia - Em reunião de cúpula no Uzbequistão, Narendra Modi diz ao presidente russo que agora não era "hora para guerra". Putin afirma que contraofensiva ucraniana não vai mudar planos da Rússia.O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse nesta sexta-feira (16/09) ao presidente russo, Vladimir Putin, que agora não é hora para guerra, criticando diretamente o líder do Kremlin em público pelo conflito de quase sete meses na Ucrânia.

Preso em um confronto com o Ocidente por causa da guerra, Putin tem afirmado repetidamente que a Rússia não está isolada porque pode contar com grandes potências asiáticas, como China e Índia.

Mas em uma cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês), Modi deixou claro o que pensa sobre a guerra de agressão russa contra a Ucrânia.

"Sei que a era de hoje não é uma era de guerra, e falei com você ao telefone sobre isso", disse Modi a Putin em uma reunião televisionada na antiga cidade uzbeque de Samarcanda.

Modi acrescentou que "diplomacia, democracia e diálogo" são as ferramentas necessárias para resolver disputas. "A paz deve ser alcançada no futuro", disse ele, saudando a oportunidade de "ver de perto" a posição de Putin.

Modi também destacou o desenvolvimento das relações com Moscou e sua importância para ambos os países. "Eu acho que estas relações são muito importantes. Somos amigos que estão lado a lado há décadas", enfatizou.

Neste sentido, ele expressou sua convicção de que "no futuro as relações só irão melhorar e fortalecer", o que "beneficiará a todos.

Putin afirmou a Modi que entende que o líder indiano esteja preocupado com a questão da Ucrânia, mas que Moscou está fazendo tudo o que pode para acabar com o conflito.

"Conheço sua posição sobre o conflito na Ucrânia, as preocupações que você expressa constantemente", disse Putin. "Faremos de tudo para acabar com isso o mais rápido possível."

A Índia se tornou o segundo comprador de petróleo da Rússia depois da China, já que outros cortaram as compras após a invasão.

Putin diz que contraofensiva da Ucrânia não vai mudar seus planos

Ainda nesta sexta-feira, Putin fez seus primeiro comentários públicos sobre a contraofensiva das forças ucraniana, que libertaram dos russos mais de 8.000 quilômetros quadrados em seis dias na região nordeste de Kharkiv.

Segundo Putin, os recentes episódios não vão mudar os planos russos. "Nossa operação ofensiva no Donbass não está parando. Eles estão avançando - não em um ritmo muito rápido - mas estão gradualmente conquistando mais e mais território", disse ele durante a cúpula no Uzbequistão.

jps (Reuters EFE)