Ao vivo: cidadão saudita é detido após atropelamento em massa em mercado de Natal na Alemanha; ao menos dois mortos e dezenas de feridos

Ao vivo: cidadão saudita é detido após atropelamento em massa em mercado de Natal na Alemanha; ao menos dois mortos e dezenas de feridos - Atropelamento em massa na cidade de Magdeburgo, no leste do país, deixou dezenas de feridos e ao menos dois mortos, segundo autoridades estaduais, que falam em atentado.Um motorista avançou em alta velocidade contra um mercado de Natal na cidade alemã de Magdeburgo, no estado da Saxônia-Anhalt, leste da Alemanha, matando ao menos duas pessoas e deixando várias dezenas de feridos na noite desta sexta-feira (20/12), segundo fontes oficiais.

A polícia ainda não confirmou se se trata de um atentado terrorista.

O suspeito foi preso.

O mercado de Natal foi fechado. Socorristas e policiais estão em grande número no local.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o carro acelerando em direção à multidão numa via cercada dos dois lados por estandes natalinos, avançando por várias dezenas de metros antes de fazer a curva em frente a um edifício.

Cidadão saudita de 50 anos é detido após atropelamento em massa

Fontes policiais ouvidas pela revista Der Spiegel indicam que um cidadão da Arábia Saudita está sob custódia das autoridades de Magdeburgo após o atropelamento em massa que ocorreu no mercado de Natal da cidade.

Segundo as emissoras WDR e NDR, o suspeito tem 50 anos e usou um carro alugado para cometer o crime.

Autoridades de segurança não tinham até então informações de que o homem pudesse ser um radical islamista.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro se o suspeito agiu sozinho ou teve comparsas ou cúmplices.

jps/ra (ots)

Berlim lembrou mortos em ataque a mercado de Natal um dia antes de atropelamento em Magdeburgo

O atropelamento em massa em Magdeburgo trouxe memórias do ataque a um mercado de Natal em Berlim em 2016.

Um dia antes, na quinta-feira (19/12), exatamente oito anos depois do ataque na capital alemã, uma cerimônia na Igreja Memorial do Kaiser Guilherme relembrou os 13 mortos no ataque, executado por um radical islâmico que avançou com um caminhão roubado contra o mercado instalado em frente à igreja.

"Este dia é uma advertência para nós. O terror e a brutalidade, seja qual for o nome, não devem ter poder sobre nós, nem o medo que destrói toda a liberdade", alertou na cerimônia o bispo luterano Christian Stäblein durante a cerimônia, que contou com políticos locais e parentes das vítimas. Os sinos da igreja tocaram 13 vezes em homenagem aos mortos no atentado.

Continua após a publicidade

jps/ra (ots)

Porta-vozes regionais falam em suspeita de atentadoO atropelamento em massa em um mercado de Natal na cidade de Magdeburgo, no estado da Saxônia-Anhalt, está sendo tratado pelas autoridades inicialmente como suspeita de atentado, informaram porta-vozes dos governos municipal e estadual.

ra (ots)

Números conflitantes sobre vítimas

Diferentes números sobre o atropelamento em massa têm sido divulgados pela imprensa alemã. O tabloide Bild e o jornal Volksstimme, de Magdeburgo, chegaram a citar que pelo menos 11 pessoas teriam morrido. O Volkstimme também informou que pelo menos 60 pessoas ficaram feridas.

Já o governo do estado da Saxônia-Anhalt, onde fica Magdeburgo, confirmou oficialmente até o momento duas mortes – um adulto e uma criança. As autoridades municipais também citaram pelo menos 70 feridos – sendo que 15 sofreram ferimentos graves.

Continua após a publicidade

jps/ra (ots)

Vídeos que mostram atropelamento em massa se espalham nas redes sociais

Publicações no X e no Telegram indicam que o atropelamento em massa em Magdeburgo foi registrado por câmeras. As imagens não foram verificadas por veículos da imprensa alemã, mas a revista Der Spiegel indica que elas são consistentes com os arredores do mercado de Natal da cidade.

Um vídeo, aparentemente registrado por uma câmera de segurança, mostra uma SUV preta avançando em alta velocidade numa das passagens do mercado, que estava lotada de frequentadores. As imagens mostram dezenas de pessoas sendo derrubadas; o veículo continua avançando sem reduzir a velocidade.

Outras imagens, aparentemente registradas logo depois, mostram pessoas deitadas no chão sendo acudidas por outros frequentadores.

jps/ra (ots)

Continua após a publicidade

Chanceler Scholz se pronuncia sobre atropelamento em massa em Magdeburgo

O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, se pronunciou sobre o atropelamento em massa no mercado de Natal de Magdeburgo, no leste alemão.

"As notícias que vem Magdeburgo sugerem o pior. Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Estamos ao seu lado e ao lado do povo de Magdeburgo. Meus agradecimentos às dedicadas equipes de resgate nessas horas de ansiedade."

jps/ra (ots)

Atentado a mercado de Natal em Berlim matou 13 em 2016O atropelamento coletivo em Magdeburg acontece um dia depois do aniversário de oito anos do atentado terrorista ao mercado de Natal de Breitscheidplatz, em Berlim, que deixou 13 mortos. Na noite de quinta-feira, a Igreja Memorial Imperador Guilherme, que fica na praça do atentado, sediou um evento em homenagem às vítimas.

Na noite de 19 de dezembro de 2016, um islamista invadiu o mercado de Natal com um caminhão, que ele roubara de um caminhoneiro que ele matou. Além dos mortos, mais de 60 pessoas ficaram feridas.

Continua após a publicidade

O terrorista conseguiu fugir, mas morto preso quatro dias depois em uma troca de tiros com a polícia em Milão, na Itália.

ra (ots)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.