Topo

Governo confirma morte de 14 pessoas em explosão na sede da Pemex

31/01/2013 23h34

Pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas após uma explosão ocorrida nesta quinta-feira na sede central da companhia Petróleos Mexicanos (Pemex), na Cidade do México, informou o secretário de Governo, Miguel Ángel Osorio Chong.

Osorio Chong acrescentou que 13 das vítimas morreram no local da explosão e a outra enquanto era atendida por equipes médicas. O funcionário disse ainda que o número de vítimas fatais pode aumentar.

Por meio de uma mensagem publicada no Twitter, a Pemex disse que "infelizmente" foram confirmados 14 mortos e 80 feridos.


A explosão aconteceu pouco antes das 16h local (20h de Brasília) e segundo informações preliminares, ainda não confirmadas oficialmente, foi causada por um problema no sistema elétrico ou por uma acúmulo de gás na usina de energia que alimenta o complexo.

A presidência mexicana informou em mensagem no Twitter que "as causas da explosão ainda são desconhecidas" e que "o pessoal de resgate e segurança da Pemex trabalha na investigação".

Aparentemente, segundo a televisão mexicana, dentro do complexo ainda há cerca de 30 pessoas que ficaram presas e às quais os soldados da Defesa Civil estão tentando resgatar.

"Parte do pessoal que trabalha nas sedes sociais da Pemex ainda se encontra nas instalações", confirmou também a presidência.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e altos funcionários de seu governo foram até o local da tragédia, que foi isolada pelo Exército e a polícia.

A explosão ocorreu no porão de um dos edifícios anexos à Torre Pemex, onde está a sede social da companhia estatal.

Todo o complexo teve que ser evacuado pouco depois da explosão, que aconteceu em uma hora na qual muitos funcionários estavam terminando sua jornada de trabalho.

Um dos empregados que ficou ferido, consultado pela Efe na porta da sede de Pemex, disse que o estrondo foi muito forte e que vários companheiros lhe contaram que um dos feridos perdeu as pernas na explosão. (Com Efe)