Topo

Afetados por tornado em Oklahoma descrevem cenário devastador

De Washington (EUA)

20/05/2013 23h34Atualizada em 21/05/2013 09h44

Afetados e testemunhas do gigantesco tornado que afetou nesta segunda-feira (20) a área sul de Oklahoma City, em Oklahoma (EUA), relataram momentos de pânico e cenário devastador às emissoras locais. "Eu perdi tudo", afirmou um homem à emissora NBC ao mostrar as ruínas de sua fazenda.

O distrito de Moore, situado nos subúrbios de Oklahoma City e um dos mais afetados pelo tornado, "parece um campo de escombros", afirmou o prefeito, Glenn Lewis. 

Pais e mães desesperados e entre lágrimas ainda caminhavam a procura de seus filhos, já que o tornado danificou seriamente duas escolas.

A escola primária Briarwood de Moore recebeu o impacto direto do tornado, segundo as autoridades, e Brady, um dos alunos presentes no local, relatou à emissora local KOCO que ele e seus amigos buscaram refúgio em um vestiário.

Na outra escola primária, a Praza Towers, pelo menos sete crianças foram encontradas mortas, de acordo com a CNN.

Uma moradora de Moore, Melissa Newton, afirmou à emissora ABC que uma chuva de granizo antecedeu a chegada do tornado, sendo que os mesmos "eram do tamanho de bolas de golfe". "Era como o filme 'Twister' (...) Havia cavalos e coisas voando por toda a parte", declarou Lando Hite à emissora local KFOR, filiada à CNN.

Um homem de 72 anos afirmou à CNN que perdeu sua casa, mas que se sentia feliz por ter sua esposa viva. "Estamos fazendo tudo o que podemos para encontrar os que estão feridos e os desaparecidos", declarou a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, em entrevista coletiva à imprensa.

O tornado afetou os subúrbios de Oklahoma City e destruiu casas durante um percurso de aproximadamente 12 quilômetros entre os distritos (núcleos) de Newcastle a Moore.

O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) assinalou , em suas primeiras estimativas, que o tornado atingiu a categoria EF4, a segunda máxima, com ventos de até 320 km/h.