Topo

Sobe para 91 o número de mortos em passagem de tornado por Oklahoma

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 02h15Atualizada em 21/05/2013 09h58

Aumentou para 91 o número de pessoas mortas após a passagem de um tornado com ventos de até 320 km/h na região de Oklahoma City (EUA), informou na madrugada desta terça-feira (21) o escritório legista do Estado de Oklahoma.

Tornado causa devastação em Oklahoma

Entre os mortos, 20 são crianças, confirmou mais cedo o porta-voz do escritório, Amy Elliott.

Pelo menos sete das crianças mortas eram alunas da escola primária Plaza Towers, uma das unidades de ensino mais destruídas pelo tornado. De acordo com Elliott, a maioria das crianças mortas tinha menos de 12 anos. 

Pais angustiados, mantidos afastados pelas equipes de emergência, estavam reunidos perto dos escombros da escola. O tornado letal também afetou a escola primária Briarwood.

Além das vítimas, fontes hospitalares e autoridades locais confirmaram 145 feridos, dos quais 70 são crianças. 

Entre os edifícios afetados pelo tornado há também um cinema e um hospital. O centro médico de Moore foi evacuado, e todos os pacientes levados para outros hospitais. Abrigos de emergência foram criados em Oklahoma City, em especial nas igrejas.

"Sabemos que há um grande número de feridos e que perdemos muitas infraestruturas nesta comunidade e em todo o Estado", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, sobre o tornado, que afetou principalmente a cidade de Moore, de 55 mil habitantes.

Sobrevoando a área de helicóptero, a TV KFOR capturou cenas de destruição na cidade, com carros empilhados, casas destelhadas e pessoas caminhando entre os escombros.

"Há muitas medidas de segurança, tubulações de gás, cabos de energia elétrica que devemos revisar, mas não podemos fazer muito no momento", explicou o chefe de polícia Jerry Sillings, em uma referência às dificuldades das equipes de emergência de trabalhar no escuro.

O tornado

Com mais de três quilômetros de diâmetro, o tornado afetou principalmente o subúrbio sul de Oklahoma City, destruindo centenas de casas e edifícios em sua passagem. Durante 40 minutos, ele percorreu aproximadamente 32 quilômetros entre os distritos de Newcastle e Moore.

O presidente americano, Barack Obama, declarou estado de desastre na região, o que abre caminho para a ajuda federal às áreas devastadas nos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie, informou a Casa Branca em um comunicado.

Dona acha cão sob escombros após tornado nos EUA

O prefeito de Oklahoma City, Mick Cornett, disse que o Estado e a Guarda Nacional participarão no resgate.

O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) assinalou que o tornado atingiu a categoria EF4, a segunda mais alta, com ventos entre 260 e 320 km/h.

O fenômeno natural foi registrado no auge da temporada de furacões, e há previsão de mais tempestades.

A última vez que um fenômeno dessa proporção atingiu Moore foi no ano de 1999, quando destruiu parte da cidade e causou a morte de 41 pessoas. (Com AP, AFP, Reuters e Efe)