Topo

Quarteirão separa área devastada por tornado de oficina de brasileiro em Oklahoma

Thiago Varella

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 16h39

Apenas um quarteirão separa uma das áreas mais devastadas de Moore, em Oklahoma (EUA), da oficina de móveis do brasileiro Rodrigo Ferreira.

Veja onde fica Oklahoma City

O tornado que atingiu a região na segunda-feira (20) e deixou 24 mortos, por muita sorte, não atingiu seu local de trabalho.

Sua casa também ficou intacta. Deu até para ele, da garagem,  observar a passagem do tornado.

“Coloquei as crianças no abrigo subterrâneo de casa e fui ver. O tornado passou a cerca de 1 km da minha casa”, contou. “Aquilo é assustador. Você vê tudo rodando, com muito lixo junto.
Você não sabe se vai virar, se vir pro seu lado.”

Após a passagem do tornado, Ferreira pegou o carro, colocou a bicicleta no porta-malas e tentou chegar até sua oficina. Só conseguiu rodar alguns quilômetros. Para chegar até o local da devastação, precisou ir de bicicleta.

Brasileiros relatam dificuldade após passagem de tornado

Reportagem do UOL conversou com três imigrantes brasileiros que vivem em Oklahoma

“Parece que foi uma bomba que explodiu. O pessoal que mora nas ruas, não reconhece as casas deles. Só tem um monte de lixo. Você não vê nada com formato certo”, descreveu.

O brasileiro também passou em frente da escola  primária Plaza Towers, onde várias crianças morreram ou ficaram feridas.

“Não dá para reconhecer que aquilo foi um colégio. As crianças de um amigo meu estudam lá. Por sorte, ele conseguiu buscá-las dez minutos antes de vir tudo abaixo”, disse.