Teto de supermercado desaba e mata ao menos 25 pessoas na capital da Letônia
Pelo menos 25 pessoas morreram após o desabamento da cobertura de um supermercado em Riga, capital da Letônia, informaram nesta sexta-feira (22) fontes do Ministério do Interior do país báltico.
Segundo o site "Mixnews.lv", ainda há cerca de 30 pessoas presas embaixo dos escombros do centro comercial e o número de mortes pode aumentar.
Entre os mortos estão, pelo menos, três membros das equipes de resgate, informou a imprensa do país, citando a porta-voz do Ministério do Interior, Daiga Holma.
Mais de 30 pessoas foram levadas para hospitais com ferimentos, alguns deles graves, como traumatismo craniano e lesões na coluna vertebral.
Um jornalista garantiu, durante uma transmissão ao vivo de uma emissora de rádio local, que tinha ouvido gritos embaixo dos escombros.
"A área é extremamente ampla e os trabalhos de remoção dos escombros estão sendo feitos muito lentamente e com muito cuidado, pois as estruturas que desabaram lembram um castelo de cartas de baralho. Ao levantar um bloco de concreto podemos provocar a queda de outros", explicou à televisão local a porta-voz dos serviços de resgate, Inga Vetere.
O edifício, construído há menos de dois anos, sofreu desabamentos em dois momentos distintos durante a tarde de ontem. O segundo causou a morte dos membros da equipe de resgate que já estavam no local da tragédia.
O chefe adjunto do Serviço Estatal de Bombeiros e Resgate, Normudn Plegermanis, declarou durante a madrugada que os trabalhos de resgate são muito complicados, já que a estrutura do edifício está muito instável e alguns desabamentos ainda estão acontecendo.
As autoridades municipais de Riga afirmaram que as obras para a construção de um jardim no terraço do supermercado podem ser uma das causas mais prováveis do acidente, uma possibilidade que já está sendo investigada pela polícia e que foi taxativamente rejeitada pela empresa construtora.
"Ainda não se pode dizer com toda segurança qual foi a causa do desabamento da cobertura do estabelecimento comercial, mas uma das causas da tragédia poderia ser o descumprimento de medidas de segurança durante os trabalhos" no terraço, disse o chefe do departamento de Obras de Riga, Inguss Vircavs.
O funcionário assegurou que todos os projetos da empresa construtora RE&RE, responsável pela construção do edifício e pelas obras no terraço, serão inspecionados nos próximos dias.
Segundo o ministro do Interior da Letônia, Rihards Kozlovskis, um sinal de alarme soou em uma das lojas meia hora antes do incidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.