Topo

Dilma afirma que Brasil é um país de conflitos e deve conviver com eles

Em Brasília

15/05/2014 18h34

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (15) que o Brasil é um país "de conflitos" e que deve aprender a conviver com eles, em aparente alusão aos protestos contra a Copa do Mundo que aconteciam em várias cidades.

"Não negamos os conflitos, temos que aprender a conviver com eles" e "não há nenhuma vergonha nisso, vergonhoso seria não reconhecê-los e não buscar soluções", declarou Dilma durante um ato no qual sindicatos e empresas assinaram um pacto em favor do "trabalho decente" durante a Copa.

O documento estabelece um compromisso em campanhas de combate ao trabalho infantil e exploração sexual, assim como em favor do respeito às normas trabalhistas durante a competição.

O ato coincidiu com uma jornada de manifestações convocada por movimentos sociais que protestam contra o elevado gasto público no evento da Fifa e exigem que o governo garanta serviços públicos de qualidade.

Em uma alusão direta a essas reivindicações, Dilma assegurou que os brasileiros ficarão com "o legado do Mundial"

"Os aeroportos ficam para nós, obras de mobilidade ficam para nós, estádios ficam pra nós. Isso que é a questão central dessa copa e finalmente a última é que faremos sem sombra de dúvida a Copa das Copas", garantiu.

A presidente também reiterou que "o Brasil receberá muito bem" os turistas que chegarem para o Mundial, que poderão comprovar que o "compromisso brasileiro com a hospitalidade" é "parte da cultura e da alma da população".