Topo

Ataque do regime sírio deixa ao menos 40 mortos e 100 feridos perto de Damasco

Fumaça sobe de prédios após bombardeio pelas forças sírias da área de Douma, controlada por rebeldes - Sameer al-Doumy/AFP
Fumaça sobe de prédios após bombardeio pelas forças sírias da área de Douma, controlada por rebeldes Imagem: Sameer al-Doumy/AFP

Em Beirute

30/10/2015 07h39

Pelo menos 40 pessoas morreram nesta sexta-feira e cerca de cem ficaram feridas por um ataque das forças do regime sírio em Duma, na região de Ghouta Oriental, o principal reduto opositor dos arredores de Damasco, informaram ativistas.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdul Rahman, disse à Agência Efe por telefone que os soldados governamentais lançaram um total de 12 foguetes contra um mercado da cidade.

Por sua vez, o ativista Hassan Taqiedin, residente em Ghouta Oriental, afirmou à Agência Efe pela internet que a Defesa Civil dos arredores de Damasco elevou o número de mortos a 47.

Não é a primeira vez que um mercado de Duma é alvo de um ataque das forças do regime do presidente Bashar al Assad.

Em 16 de agosto, as forças leais ao governo sírio bombardearam um mercado popular e outras zonas dessa cidade, localizada ao nordeste de Damasco, e causaram a morte de 117 pessoas.

O ataque de hoje coincide com a realização de uma reunião em Viena sobre a disputa no país árabe, à qual acodem os principais atores internacionais no conflito sírio, como os EUA, Rússia, Irã e Turquia, embora sem a participação das partes sírias que protagonizam a guerra.