Topo

Sobe para 100 mil o número de desabrigados em Assunção por cheia do rio

Casas ficam embaixo da água em um subúrbio de Assunção, no Paraguai, após inundação do rio Paraguai - Andres Cristaldo Benitez/ EFE
Casas ficam embaixo da água em um subúrbio de Assunção, no Paraguai, após inundação do rio Paraguai Imagem: Andres Cristaldo Benitez/ EFE

Em Assunção

28/12/2015 14h20

O número de desabrigados pelas cheias do rio Paraguai em sua passagem por Assunção chega a 100 mil pessoas, enquanto há cerca de 10 mil deslocados no departamento de Ñeembucú, para onde viajou o presidente do país, Horacio Cartes, para conhecer de perto a situação.

Fontes do município disseram à Agência Efe que os 100 mil desabrigados incluem os que estão hospedados em espaços e refúgios habilitados pelo governo, que são a maioria, e que encontraram acomodação em casas de parentes ou próximos.

"Há cerca de 80 mil pessoas em refúgios e outras 20 mil em casas particulares. Assim está distribuído o mapa que temos", declarou Andrés Granje, do departamento de imprensa.

Por sua vez, o governo estima o número de 70.500 desabrigados em Assunção, mas essa apuração se refere somente às pessoas que estão alojadas nos refúgios, disse à Agência Efe Daniel Riveros, chefe de operações da Secretária de Emergência Nacional (SEN).

O número de desabrigados em Assunção aumentou à medida que o rio foi crescendo ao longo das duas últimas semanas e inundando quase totalmente dois bairros humildes localizados nas ribeiras do rio.