Lula apresenta ao Ministério Público defesa por escrito sobre triplex

São Paulo, 29 fev (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou por escrito sua defesa ao Ministério Público de São Paulo a respeito do apartamento triplex no Guarujá, informou nesta segunda-feira o Instituto Lula.

A defesa do ex-mandatário notificou ao órgão que Lula e sua esposa, Dona Marisa Letícia, darão todas as explicações sobre o caso por escrito e não em audiência.

O Ministério Público investiga se Lula é proprietário do apartamento triplex. O promotor Cássio Roberto Conserino, encarregado do caso, havia solicitado o depoimento de Lula em 17 de fevereiro, mas o ex-presidente entrou com um recurso perante o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que suspendeu temporariamente a audiência.

Após analisar o pedido, o CNMP deu caminho livre para a continuação das investigações e foi definida uma nova data para escutar Lula, prevista para a próxima quinta-feira.

No entanto, os advogados do ex-presidente informaram que Lula apenas dará explicações por escrito e não em audiência, como, segundo sua opinião, permite a lei.

A defesa Lula também argumentou que o promotor responsável pelo caso fez um pré-julgamento ao anunciar à imprensa que acusaria o ex-presidente e sua esposa por lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio sem os escutar antes.

"A nova audiência consiste em uma mera formalidade", declararam os advogados do ex-chefe de Estado.

Por último, Lula e sua mulher manifestaram o desejo de depor à "autoridade imparcial e dotada de atribuição, que respeite os princípios do promotor natural", segundo o documento divulgado pelo Instituto Lula.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos