Pré-candidato republicano Ben Carson deixa corrida presidencial nos EUA

  • Earnie Grafton/Reuters

O neurocirurgião Ben Carson anunciou nesta sexta-feira que desistiu de sua pré-candidatura pelo Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos por considerar que seu discurso longe de polêmicas não se encaixa na disputa.

"Para ter chances nesta campanha, precisava gritar e criticar os outros. Eu era assim, mas na escola. Lá eu era capaz de falar bem alto e pensar em insultos. Mas agora as coisas que nos afetam são importantes demais", explicou Carson a correligionários na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), uma convenção republicana realizada em Washington e que serve de termômetro para medir as intenções de voto das bases.

Perguntado sobre as razões que o motivaram a tomar esta decisão, Carson respondeu que não via matematicamente possível uma vitória, por isso pediu a seus partidários que não fiquem em casa e votem em outro de seus agora ex-concorrentes para não beneficiar quem sair vencedor das eleições primárias do Partido Democrata.

"Se deixarmos que escolham outro progressista laico como presidente, vamos abandonar o futuro de nossos netos", declarou.

Após seus fracos resultados na chamada Super Terça - uma rodada de diversas eleições primárias estaduais realizada na última terça-feira -, o neurocirurgião disse que não via futuro em sua corrida presidencial, rejeitou participar do debate dos pré-candidatos de seu partido ontem à noite em Detroit e antecipou que falaria hoje sobre seu futuro político.

Carson, de 64 anos e único candidato negro à presidência em 2016, só conseguiu o apoio de oito delegados dos 1.237 necessários para obter a candidatura republicana, não ganhou em um só estado e seu melhor resultado foi obtido no Alasca, onde conseguiu 10,9% dos votos.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos