Vulcão equatoriano Tungurahua gera 29 explosões nas últimas 24 horas
O vulcão Tungurahua, no centro dos Andes de Equador e cuja atividade atual é calculada como "moderada-alta", mantém uma contínua de emissão de gás e cinza que caiu em vários povoados de suas cercanias, informou neste domingo o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.
Ditas emissões formaram uma coluna de gases, com uma carga moderada de cinza, que se elevou até 2,5 quilômetros sobre sua cúpula e que, por efeito dos ventos, se dirigiu principalmente rumo ao oeste.
O IG tem reportes da queda de cinza e de fina espessura nas zonas de Pillate, Bilbao, Choglontús e Pelileo, localizadas ao ocidente da montanha.
As emissões estiveram acompanhadas de ruídos fortes e a saída de pedras incandescentes, afirma o mais recente relatório do IG.
Nas últimas 24 horas, este vulcão também gerou 29 explosões e na noite foi possível observar brilho na cratera, além de um tipo de atividade superficial conhecida como "estromboliana", com rochas expulsas pela cratera que depois se chocam com a ladeira e rodam pelos flancos.
O Tungurahua, de 5.020 metros de altura e situado cerca de 120 quilômetros ao sul de Quito, iniciou seu atual processo eruptivo em 1999 e desde então intercalou períodos de alta atividade com outros de relativa calma.
Este vulcão, junto ao Cotopaxi, El Reventador e Sangay, é dos mais ativos do Equador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.