Ministro holandês analisará se houve falha de comunicação com a Bélgica

Bruxelas, 24 mar (EFE).- O ministro do Interior da Holanda, Ronald Platerk, afirmou nesta quinta-feira que será feito um estudo minucioso sobre se houve algum problema de comunicação com a Bélgica em relação à expulsão desde Turquia o passado verão de Ibrahim El Bakraoui, um dos terroristas suicidas do terça-feira em Bruxelas.

"Vamos estudar muito de perto para ver que ocorreu", disse Platerk, ao chegar ao conselho extraordinário de ministros europeus de Interior. Segundo ele, esta questão é abordada em uma carta que o governo holandês enviará hoje ao parlamento do país.

Perguntado sobre como os terroristas transitaram pela Europa sem serem detectados, Platerk disse que sempre há a possibilidade de algum incidente ocorrer.

"Vivemos em uma sociedade aberta, não em um Estado policial. Pode acontecer que as pessoas façam coisas horríveis. Estamos juntos para defender nossa maneira de vida, nossa liberdade e lutar contra o terrorismo", comentou, ao enaltecer a importância do compartilhamento de informação.

Platerk afirmou que o nível de alerta antiterrorista na Holanda, vizinha da Bélgica, é "substancial". De acordo com o ministro, é de "responsabilidade compartilhada fazer o possível para defender a liberdade, a democracia e nosso de vida".

Sobre o espaço sem fronteiras interiores de Schengen, o ministro esclareceu que, quando fala de liberdade, também inclui a de viajar dentro da Europa.

"O terrorismo é internacional, então é crucial a Europa esteja junta, lute contra o terrorismo e compartilhe informação. Após os horríveis ataques de Paris (de novembro, com 130 mortes), foi elaborada uma série de novos planos. O que precisamos fazer hoje é garantir que sejam aplicados", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos