Topo

Polícia alemã prende 2 por possíveis ligações com el-Bakraoui, diz revista

25/03/2016 10h52

Berlim, 25 mar (EFE).- A Polícia da Alemanha deteve nos últimos dias dois suspeitos de ppossíveis conexões com um dos terroristas autores dos atentados de Bruxelas, afirma em seu site a revista "Der Spiegel".

Segundo esse meio, um dos suspeitos, identificado como Samir E., foi detido em Düsseldorf ontem e poderia ter relação com Khalid el-Bakraoui, suposto autor do ataque no metrô de Maelbeek e irmão de Ibrahim el-Bakraoui, responsável por agir no Aeroporto de Zaventem. Trata-se de um salafista que as autoridades turcas interceptaram no ano passado na fronteira entre esse país e a Síria. Assim como el-Bakraoui, ele foi expulso à Holanda sob suspeita de militância ou intenção de se unir ao jihadismo.

Fontes da Promotoria Federal se limitaram a confirmar à revista a detenção de um homem, suspeito de envolvimento na "preparação de um ato violento contra a segurança do Estado". Segundo a "Der Spiegel", a detenção aconteceu quinta-feira à tarde em uma operação da Polícia de Düsseldorf e a Promotoria tenta esclarecer agora que relação ele mantinha com el-Bakraoui.

A esta detenção se soma a prisão de outro suspeito que teria acontecido na quarta-feira pela noite em Giessen. O indivíduo seria um marroquino de 28 anos que recebeu duas mensagens de texto no dia dos atentados de Bruxelas, segundo revelou ao ser submetido a uma operação de rotina na estação de ferrovia da cidade, próxima a Frankfurt. O suspeito estava em situação irregular no Espaço Schengen e tem passagem pela polícia na Itália e na Alemanha.

Até agora, a Polícia da Bélgica informou somente sobre a detenção, sem aludir a possíveis conexões com os ataques de Bruxelas. Segundo a "Der Spiegel", uma das mensagens recebidas em seu celular menciona o nome de el-Bakraoui, enquanto a seguinte leva a palavra "fim", em francês. Esta segunda mensagem entrou em seu telefone às 9h08 de terça-feira, minutos antes do atentado no metrô de Bruxelas.