Aeroporto de Bruxelas seguirá fechado pelo menos até amanhã à tarde

Bruxelas, 30 mar (EFE).- O principal aeroporto de Bruxelas, onde 16 pessoas morreram no último dia 22 de março em um dos dois atentados terroristas que atingiram a capital belga, permanecerá fechado até "pelo menos" amanhã à tarde, informaram nesta quarta-feira suas autoridades.

"A avaliação dos testes segue em andamento e continuará pelo menos até amanhã à tarde. Não haverá voos até então", confirmaram os responsáveis pelo aeroporto em mensagem no Twitter.

A reabertura parcial do aeroporto de Bruxelas-Zaventem era esperada para esta quarta-feira, depois que o terminal de saídas ficou danificado pelas duas explosões de uma semana atrás no duplo atentado contra a capital belga, após mais de uma semana de investigações e testes nas instalações.

O executivo-chefe do aeroporto de Bruxelas, Arnaud Feist, já advertiu que a reabertura a voos de passageiros será paulatina e avisou que levará "meses" para recuperar o pleno funcionamento do aeroporto, já que a área de saídas deve ser "totalmente refeita".

As autoridades aeroportuárias estimam que em um primeiro momento essa área provisória só poderá tramitar 20% do fluxo de passageiros que passa normalmente pelo aeroporto em datas destacadas, e que se calcula em 40.000 pessoas ao dia.

Para reabrir o aeroporto é preciso, além disso, a autorização da polícia, do Ministério da Defesa e da Direção Geral do Transporte Aéreo, sobretudo pelas medidas de segurança.

Nos últimos dias, as autoridades do aeroporto analisaram a infraestrutura do terminal danificado e avaliaram as possibilidades para retomar parcialmente suas atividades, e os especialistas consideram que a estrutura do terminal é "estável".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos