Topo

Rússia e EUA acertam cessar-fogo total de 72 horas no norte de Latakia

29/04/2016 11h37

Moscou, 29 abr (EFE).- A Rússia e os Estados Unidos acertaram um cessar-fogo total no norte da província síria de Latakia que entrará em vigor a partir da meia-noite e terá duração de 72 horas, anunciou nesta sexta-feira o chefe do Centro de Pacificação Russo na Síria, o general Sergei Kurylenko.

"As partes russa e americana, com a aprovação dos dirigentes da República Árabe da Síria, adotam um regime de cessar-fogo total de 72 horas a partir das 00h01 de 30 de abril nas regiões nortistas da província de Latakia", afirmou o general aos jornalistas.

Segundo ele, durante esse período estarão proibidas quaisquer ações de combate e o uso de qualquer tipo de arma.

"Pedimos a todas as partes interessadas em conseguir a paz na terra síria para respeitar esta iniciativa russo-americana e não permitir sua violação", enfatizou Kurylenko.

O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan De Mistura, pediu ontem à Rússia e aos Estados Unidos a intervirem para retomar o estagnado diálogo entre a Síria e a oposição e apoiar o frágil cessar-fogo que rege no país desde o final de fevereiro. Até agora, Damasco e a oposição não foram capazes de superar as linhas vermelhas postas uns aos outros para iniciar um diálogo frente a frente.

Assim, enquanto os Estados Unidos e a oposição exigem que Assad desista de continuar no futuro na cena política, Rússia e Damasco insistem que isso deverá ser decidido pelo povo sírio, deixando a porta aberta para que o líder sírio volte a se apresentar nas eleições.