Topo

Moradores e prisioneiros são deslocados no Texas por eventuais inundações

29/05/2016 19h34

Houston (EUA.), 29 mai (EFE).- Os habitantes do sudeste do Texas (EUA) e até reclusos de prisões locais começaram neste domingo a responder às ordens de "evacuação obrigatória" emitidas pelas autoridades, perante o perigo de inundações pelas tempestades na região.

Cerca de 2,6 mil réus de duas prisões estaduais localizadas na cidade de Rosharon foram transportados nesta manhã em ônibus para outros centros penitenciários devido à elevação do rio Brazos, que passa perto de algumas prisões.

"Os reclusos foram transferidos em ônibus penitenciários, acompanhados por agentes para outras duas prisões próximas", afirmou Jason Clark, porta-voz do Departamento de Justiça Penal do Texas.

Na cidade de Rosenberg, a prefeita Cynthis McConathy ordenou a evacuação obrigatória na tarde deste domingo a centenas de residentes cujas propriedades se encontram ao longo do rio Brazos.

A prefeita justificou a decisão pelas recentes chuvas que geraram o aumento dos níveis do rio, que se espera que "chegue a um máximo de 16 metros" até a próxima terça-feira, segundo afirmou em comunicado.

McConathy aconselhou os moradores desta cidade a buscarem refúgio em albergues temporários e, de preferência, utilizarem o transporte público.

Em Richmond, próxima a Rosenberg, o Centro de Operações de Emergência recomendou a "evacuação voluntária" e disponibilizou um albergue temporário, embora a entidade tenha avisado que "dependendo das condições do tempo e da chuva" a sugestão pode mudar para uma ordem de evacuação obrigatória.

Uma região da cidade de Simonton também está sob ordem de evacuação obrigatória e as autoridades encerraram de maneira temporária o trânsito em várias estradas importantes, algumas inclusive já estão afetadas pelas inundações.

As autoridades de The Woodlands anunciaram o fechamento temporário de várias vias próximas ao rio São Jacinto e ao riacho Spring Creek.

O Escritório de Segurança Nacional do Condado Harris recomendou hoje precaução aos motoristas que pretendem transitar pela estrada interestadual 45 devido à água acumulada em alguns trechos.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um "aviso de inundações" para o sudeste do Texas, que se manterá vigente pelo restante do dia.