Topo

Tropas curdas libertam aldeias de Mossul do controle do Estado Islâmico

29/05/2016 12h59

Mossul (Iraque), 29 mai (EFE).- As tropas curdas peshmergas libertaram neste domingo várias aldeias próximas a cidade de Mossul, no norte do Iraque, como parte de uma forte ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Gayaz al Suryi, comandante militar curdo, disse à Agência Efe que os combatentes derrotaram os jihadistas nas localidades de Tel Usud, Zahra Jatun, Al Muftia e Sheikh Amir, e que ainda estão em combates em Sahel Ninawa.

Os peshmergas também cercaram as aldeias de Tell al Laban, Kazkan e Wardak, segundo o comandante, que revelou terem morrido 50 extremistas na ofensiva. Além disso, oito combatentes curdos ficaram feridos.

Segundo Al Suryi, as tropas conseguiram avançar na região dominada pelo Estado Islâmico, graças as intensos bombardeios promovidos por aviões da coalizão internacional liberada pelos Estados Unidos.

Diversas ofensivas militares estão sendo realizadas por tropas iraquianas e curdas, apoiadas internacionalmente, para expulsar o Estado Islâmico da província de Ninawa, que tem Mossul como capital, retomando o controle da região.