Iraque anuncia libertação completa de Fallujah do EI

Em Bagdá

  • AP

    26.jun.2016 - Imagem retirada de vídeo mostra soldados iraquianos segurando bandeira do Estado Islâmico de cabeça para baixo em Fallujah, no Iraque

    26.jun.2016 - Imagem retirada de vídeo mostra soldados iraquianos segurando bandeira do Estado Islâmico de cabeça para baixo em Fallujah, no Iraque

O comandante da Operação de Libertação de Fallujah, o general Abdelwahab al Saidi, anunciou neste domingo (26) a libertação total desta cidade iraquiana, controlada pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) desde janeiro de 2014.

"A operação militar terminou na cidade de Fallujah com a libertação do bairro de Al Golã, no norte da cidade", disse Saidi em entrevista.

O comandante acrescentou que as operações militares em tal cidade aconteceram de acordo com o colocado, ao confirmar que as forças de segurança libertaram o bairro de Al Golã "quase sem perdas".

Este anúncio veio pouco depois que o ministro da Defesa iraquiana, Khaled al Obeidi, afirmou que 90% da cidade de Fallujah estava a salvo e é habitável, apesar dos combates.

Em uma breve declaração em sua conta no Twitter, o ministro disse que "90% de Fallujah está a salvo e é habitável porque pegamos o Daesh (acrônimo árabe do EI) desprevenido, por isso que não pôde destruí-la como fez com Ramadi e Sinjar".

Ramadi e Sinjar foram libertadas da presença dos jihadistas em novembro e dezembro do ano passado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos