Topo

EI expulsa grupo rebelde e retoma controle de aeroporto no nordeste da Síria

29/06/2016 10h24

Beirute, 29 jun (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) repeliu nesta quarta-feira a ação da facção rebelde Exército Sírio Novo (NSA, sigla em inglês), apoiada pelos Estados Unidos, e voltou a controlar o Aeroporto de Hamedan, nos arredores da cidade de Al Bukamal, fronteira com o Iraque.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os jihadistas recuperaram o domínio de Hamedan, horas depois de os insurgentes o conquistassem. A Organização afirmou que há um número indeterminado de mortos entre os integrantes do NSA e acrescentou que, segundo moradores, os radicais se apoderaram de vários veículos do grupo, com os quais foram vistos em Al Bukamal, controlada pelo EI.

O NSA foi criado em outubro do ano passado e luta contra o EI e contra as forças do regime de Bashar al Assad, nas áreas do leste do país.

Hoje o Estado Islâmico completa exatamente dois anos de proclamação de califado em partes da Síria e do Iraque, onde controla trechos do norte e do centro destes dois países.