Taiwan descarta motivação terrorista em explosão que feriu 25 pessoas

Taipé, 8 jul (EFE).- Taiwan descartou nesta sexta-feira que haja uma motivação terrorista por trás da explosão e incêndio em uma estação ferroviária de Taipé, embora esteja aberta a possibilidade de que procuram desestabilizar a sociedade, segundo afirmou o diretor da polícia local, Wang Bao-zhang.

"Os atos terroristas têm raízes ideológicas ou religiosas e são anunciados ou reivindicados, o que não ocorreu neste caso, por isso descartamos esta motivação", afirmou Wang.

Pelo menos 25 pessoas ficaram feridas na quinta-feira, quando houve uma explosão em um trem da estação ferroviária de Songshan, em Taipé, duas delas gravemente, em um ato qualificado de "malicioso" pelo primeiro-ministro Lin Chuan.

Pelo menos dois dos feridos estão em estado crítico, um deles com queimaduras que cobrem 30% do corpo.

Os responsáveis pela investigação descobriram que um homem de aproximadamente 40 anos, vestido de preto, deixou uma bolsa na parte reservada para bagagem, no sexto vagão do trem, com um tubo de aço cheio de explosivos, que explodiu em seguida, afirmou Wang.

A polícia encontrou um saco em um banheiro da estação e outro tubo similar com explosivos a 23 quilômetros do lugar do atentado, acrescentou o policial.

O suposto atentado ocorreu na quinta-feira, às 22h locais (11h em Brasília), em um trem que fazia uma escala em sua viagem de Hsinchu a Keelung.

O primeiro-ministro de Taiwan ordenou a formação de uma equipe especial para investigar o caso, disse o porta-voz do governo, Tung Chen-yuan, em entrevista coletiva.

O Ministério de Transporte e Comunicações de Taiwan ordenou que se intensifiquem as medidas de segurança nos aeroportos, estações ferroviárias e de ônibus, temendo que aconteçam novos ataques.

Esse incidente ocorre enquanto Taiwan está sob a ameaça do supertufão Nepartak, com fortes ventos e chuvas, e que pode provocar inundações e deslizamentos de terra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos