Topo

Ataque do Al Shabab perto de aeroporto da capital da Somália deixa 13 mortos

26/07/2016 05h56

Mogadíscio, 26 jul (EFE).- Pelo menos 13 pessoas morreram nesta terça-feira e outras nove ficaram feridas em um duplo atentado com carro-bomba perpetrado pelo grupo terrorista Al Shabab perto do Aeroporto Internacional Aden Adde, em Mogadíscio, capital da Somália, informaram à Agência Efe fontes de segurança.

Após as duas fortes explosões, aconteceu um tiroteio nas imediações do aeroporto, onde também se encontra o escritório da Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM).

Um dos carros-bomba explodiu no controle de segurança que a Missão da União Africana para a Somália (Amisom, na sigla em inglês) que fica na entrada do aeroporto, onde os soldados e terroristas travaram um intenso tiroteio, de acordo com informações de várias testemunhas.

Fontes de segurança asseguraram à Efe que entre os 13 mortos estão diversos soldados, embora Amisom, que confirmou o duplo atentado, não divulgou nenhuma informação sobre vítimas.

Al Shabab, filial da Al Qaeda na Somália, reivindicou a autoria do atentado na capital, onde nos últimos meses perpetrou ataques em vários hotéis e restaurantes.

O grupo terrorista luta por instaurar um Estado islâmico do ramo wahhabista na Somália, onde controla grandes extensões de território no sul e o centro do país.

Tropas da Amisom apoiam há anos ao Exército somali na luta contra a milícia extremista, enfraquecida pela morte em 2014 de seu líder, Ahmed Godane, em um ataque aéreo americano.

No entanto, Al Shabab segue cometendo atentados no país, e um dos mais graves ocorreu no dia 25 de junho, quando pelo menos 35 pessoas morreram depois que um grupo de terroristas ficou durante mais de quatro horas no hotel Nasa-Hablod, na capital.

Além disso, nos últimos meses o Al Shabab fez vários ataques contra bases militares da Amisom e matando centenas de soldados do Quênia, Burundi, Uganda e Etiópia.