Carro-bomba explode em aeroporto da capital da Somália

Mogadíscio, 26 jul (EFE).- O grupo terrorista Al Shabab detonou nesta terça-feira um carro-bomba nas imediações do Aeroporto Internacional Aden Adde, de Mogadíscio, capital da Somália, e ainda não há informações sobre vítimas.

A explosão aconteceu no controle de segurança que a Missão da União Africana para a Somália (Amisom, na sigla em inglês) tem no aeroporto da capital, segundo pôde comprovar à Agência Efe, que se encontra no lugar da explosão.

Al Shabab, que atacou vários hotéis e restaurantes da capital nos últimos meses, se responsabilizou logo em seguida pelo atentado.

Uma grande nuvem de fumaça pode ser vista no aeroporto, onde algumas testemunhas dizem que há vítimas, embora ainda não tenha nenhum número oficial.

Al Shabab anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda e luta para estabelecer um Estado islâmico do ramo wahhabista na Somália, que controla grandes porções do território no sul e centro do país.

Tropas da Amisom apoiam há anos ao Exército somali na luta contra a milícia extremista, enfraquecida pela morte em 2014 de seu líder, Ahmed Godane, em um ataque aéreo americano.

No entanto, Al Shabab segue cometendo atentados no país, e um dos mais graves ocorreu no dia 25 de junho, quando pelo menos 35 pessoas morreram depois que um grupo de terroristas ficou durante mais de quatro horas no hotel Nasa-Hablod, na capital.

Além disso, nos últimos meses o Al Shabab fez vários ataques contra bases militares da Amisom e matando centenas de soldados do Quênia, Burundi, Uganda e Etiópia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos