Topo

Ataques a fábrica de gás e jazida de petróleo deixam 9 mortos no Iraque

31/07/2016 11h06

(Atualiza com um ataque a uma jazida de petróleo).

Bagdá, 31 jul (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram em um ataque de um grupo armado contra uma fábrica de gás no norte do Iraque, enquanto outros cinco suicidas morreram em um atentado contra uma jazida de petróleo em uma região próxima, informou à Agência Efe uma fonte de segurança local.

Os quatro primeiros mortos eram trabalhadores da fábrica de gás, que fica na região de Bayuan, a 25 quilômetros ao nordeste da cidade de Kirkuk, e é ligada à companhia estatal de petróleo.

Os responsáveis pelo ataque fugiram após instalar os artefatos explosivos e antes que as forças de segurança cercassem a área, lançando uma ampla operação na tentativa de capturá-los.

Além disso, a fonte consultada pela Efe informou que, posteriormente, cinco terroristas morreram ao tentar detonar os coletes de explosivos que usavam na jazida de petróleo de Bay Hassan, a 20 quilômetros ao noroeste de Kirkuk.

Todos acabaram abatidos pelas forças de segurança, mas conseguiram explorir dois tanques de petróleo da jazida. Até agora, não há informações sobre vítimas entre os agentes e trabalhadores do local.

Por enquanto, ambos os ataques não foram reivindicados por nenhuma organização, apesar do Estado Islâmico (EI) ter realizado no passado ações similares.