Chuvas

Inundações deixam 5 mortos e milhares de desabrigados nas Filipinas

  • Erik De Castro/Reuters

Pelo menos cinco filipinos morreram e 20.371 famílias sofrem neste domingo com as inundações que atingem o centro e norte das Filipinas após vários dias de chuvas fortes que continuarão até o meio da semana, de acordo com as previsões meteorológicas.

Quatro pessoas morreram afogadas e outra foi atingida por um muto que desabou, informou a agência estatal Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco nos Desastres em seu primeiro boletim de hoje.

O Departamento de Bem-estar Social e Desenvolvimento cuida de 79 centros de desabrigados que acolhem 3.888 famílias e oferece assistência a outras 16.483 famílias, segundo dados oficiais recolhidos pelo site "Rappler".

O alerta da agência meteorológica das Filipinas (PAGASA) sobre perigo de inundações e avalanches de terra este domingo está dirigida a Manila e as províncias de Bataan, Batangas, Bulacan, Cavite, Laguna, Nova Écija, Pampanga, Pangasinán, Rizal, Tarlac e Zambales.

O porta-voz da presidência, Ernesto Abella, afirmou que o governo está acompanhando a situação e ordenou que a Defesa colabore com as operações de resgate.

Erik De Castro/Reuters
Os colégios nas zonas afetadas devem permanecer fechados na segunda-feira.

As operações no Aeroporto Internacional de Manila estão normais, apesar de alguns voos domésticos terem sido desviado para a base aérea de Clark, localizada cerca de 100 quilômetros ao norte da capital, segundo o jornal "Sun Star".

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos