Topo

Conflitos no leste da Ucrânia matam um soldado ucraniano e deixam 2 feridos

26/08/2016 08h45

Kiev, 26 ago (EFE).- Um soldado ucraniano morreu e outros dois ficaram feridos em combates com as milícias separatistas pró-russas no leste da Ucrânia nas últimas 24 horas, informou nesta o comando militar ucraniano.

Durante o dia de ontem, as "tropas de ocupação russas" abriram fogo em 48 ocasiões contra as posições ucranianas, afirma o comunicado de imprensa do quartel-general das forças governamentais desdobradas na zona do conflito.

Segundo os militares ucranianos, as principais violações ao regime de cessar-fogo, declarado em fevereiro de 2015, ocorreram na região de Donetsk, em particular no setor da frente próximo a Mariupol, cidade leal às autoridades de Kiev situada às margens do mar de Azov.

Os conflitos na zona de separação das forças aumentaram nos últimos dias coincidindo com o aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia.

Na semana passada, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, declarou que não descarta a possibilidade de a Rússia iniciar uma guerra contra a Ucrânia.

"A probabilidade de uma escalada do conflito continua sendo notável. Não descartamos uma invasão russa em. Nossas Forças Armadas estão prontas para fazer frente ao inimigo no leste (do país) e na fronteira administrativa com a Crimeia", disse o chefe do Estado.

Ontem, a Rússia, que acusou a Ucrânia de planejar uma série de atentados terroristas na Crimeia, a península anexada por Moscou em março de 2014, iniciou exercícios militares de grande envergadura nas proximidades da fronteira com a Ucrânia.