Topo

Bombardeio do regime sírio contra funeral em Aleppo deixa 16 civis mortos

27/08/2016 10h30

Cairo, 27 ago (EFE).- Pelo menos 16 pessoas morreram neste sábado e várias ficaram feridas após o lançamento de dois barris carregados de explosivos por helicópteros do regime sírio contra um funeral no bairro de Bab al Nairab na cidade de Aleppo, no norte do país, segundo o Observatório Sírio de Diretos Humanos.

De acordo com um comunicado divulgado pela ONG, o número de vítimas pode aumentar porque há vários feridos em estado grave e pessoas desaparecidas após o ataque do regime de Bashar al Assad.

O Observatório afirmou que, no momento do ataque, as vítimas estavam expressando condolências às famílias de 15 pessoas que morreram na última quinta-feira em outra ação do governo sírio com foguetes e barris explosivos no sul da cidade.

Segundo a ONG, após o lançamento do primeiro barril, um segundo foi jogado contra o funeral enquanto as pessoas tentavam fugir do local e já eram atendidas por equipes de resgate.

O Exército da Síria costuma usar esse tipo de armamento mortífero e pouco preciso sobre zonas povoadas por civis. A cidade de Aleppo tem sido palco nas últimas semanas de combates entre as forças sírias e grupos armados opositores. A tensão cresceu diante da tentativa de ambos de cercar as zonas controladas pelos rivais.