Topo

Rebeldes sírios apoiados pela Turquia e jihadistas lutam perto de Jarabulus

29/08/2016 08h52

Cairo, 29 ago (EFE).- Facções rebeldes sírias, apoiadas por tropas turcas, e os integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) travaram combates nesta segunda-feira em áreas ao oeste da cidade de Jarabulus, na província de Aleppo, no norte da Síria.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que durante os enfrentamentos foi ouvida uma forte explosão, que pode ter sido resultado de um ataque do Estado Islâmico com um carro-bomba.

As facções rebeldes, com apoio de tanques e aviões de guerra turcos, expulsaram o EI de Jarabulus no último dia 24.

Por outro lado, os enfrentamentos continuam entre as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança curdo-árabe, e as organizações rebeldes que contam com apoio militar turco.

Esses confrontos têm lugar nos arredores das aldeias de Um Sus e Zahr al Magara, ao sudoeste de Jarabulus.

O OSDH revelou anteriormente que o grupo que conta com apoio turco conseguiu capturar um total de 21 localidades no norte da província de Aleppo desde 25 de agosto.

Essas regiões, na margem oeste do rio Eufrates, estavam sob controle dos Conselhos Militares de Jarabulus e Manbij, que contam com o apoio das forças curdas.

Os combates entre as duas partes são acompanhados por intensos bombardeios da aviação turca, que ontem causaram a morte de 41 civis nas aldeias de Bir al Kusa e Magar al Sarisat, segundo a última estimativa feita hoje pelo OSDH.

A Turquia, cuja ofensiva tem como alvo tanto os jihadistas do EI como os curdos, declarou que a margem oeste do rio Eufrates como sua "linha vermelha" para a presença de milícias curdas.