Topo

Farc convocam grande coalizão para impulsionar processo constituinte

23/09/2016 21h40

El Diamante (Colômbia), 23 set (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fizeram nesta sexta-feira um chamado a "todos os partidos, movimentos políticos e sociais" da Colômbia para fazer um "grande acordo" destinado a impulsionar um "processo aberto" que leve a uma Assembleia Nacional Constituinte.

Na leitura da declaração política da Décima Conferência Nacional Guerrilheira, que terminou hoje com a ratificação unânime do acordo de paz alcançado com o governo, o chefe negociador das Farc, Luciano Marín Arango, conhecido como "Ivan Márquez", afirmou que trabalharão por um novo "governo de construção de paz".

O objetivo é a definição de um "programa mínimo" que, "além de comprometer-se com o acordo final, recolha as aspirações sociais" que consideram "mais sensíveis".

Para isso, será necessário que as Farc formem um novo partido político cujo congresso de fundação será realizado "no mais tardar em maio de 2017", segundo a declaração lida por "Márquez", sempre que se "implementem os acordos como está convido".

"Será função do partido dar continuidade a nossos propósitos políticos de caráter estratégico pela construção social de poder para o povo", destaca o documento.

Além disso, as Farc se comprometeram a oferecer toda sua "força e energia pela unidade dos setores progressistas, democráticos e revolucionários do país", assim como dos movimentos políticos e sociais.

A "grande convergência" da qual querem fazem parte deverá ter "a capacidade de construir poder social, político e popular de baixo", assim como de "disputar o poder do Estado nos espaços institucionais de eleição e representação".

"Trabalharemos por um novo governo de construção de paz e reconciliação nacional", assinalaram.

A leitura do documento aconteceu perante centenas de guerrilheiros, convidados de partidos políticos de esquerda como o congressista do Polo Democrático Alternativo (PDA), Alirio Uribe, a ex-legisladora Piedad Córdoba e até mesmo o lendário goleiro da seleção colombiana de futebol René Higuita.