Topo

Barack Obama viajará a Jerusalém para funeral de Shimon Peres

28/09/2016 18h15

Washington, 28 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estará na próxima sexta-feira em Jerusalém para o funeral do ex-presidente de Israel, Shimon Peres, confirmou nesta quarta-feira a Casa Branca.

"O presidente Barack Obama liderará a delegação americana a Jerusalém para participar do funeral do ex-presidente Shimon Peres", disse o escritório presidencial em um breve comunicado.

Obama viajará a Israel no dia 29 de setembro e voltará a Washington no dia seguinte, após a cerimônia, acrescentou a nota.

Nesta manhã o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que Obama "gostaria muito" de estar presente no funeral de Estado que será realizado nesta sexta-feira em Israel, em declarações a jornalistas no avião que levava o presidente a Richmond (Virgínia).

Peres, que morreu nas primeiras horas desta quarta-feira aos 93 anos de idade, foi um dos grandes líderes internacionais da década de 1990 e promoveu a paz no Oriente Médio.

O Ministério das Relações Exteriores israelense informou que 20 chefes de Estado e de governo devem comparecer ao funeral de Peres, entre eles o francês François Hollande e o mexicano Enrique Peña Nieto.

Anteriormente, o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) já tinha confirmado sua presença no funeral de Estado de Peres, segundo corroborou hoje a campanha presidencial de sua esposa, Hillary Clinton.

No entanto, a candidata democrata indicou que "não tem planos" de comparecer ao funeral, segundo indicaram fontes de sua campanha à rede de televisão "CNN" depois que veículos de comunicação israelenses asseguraram que ela viajaria junto com seu marido a Jerusalém.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barack Obama viajará a Jerusalém para funeral de Shimon Peres - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional