Topo

Furacão Matthew segue se fortalecendo em avanço pelo Caribe

30/09/2016 11h21

Miami, 30 set (EFE).- O furacão de categoria 2 Matthew continua nesta sexta-feira seu avanço pelo Caribe Central com poderosos ventos máximos sustentados de 105 milhas por hora (165 km/h) e poderia se transformar em um ciclone maior de categoria 3 "nesta tarde ou noite", informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA

Matthew, o quinto furacão da atual temporada ciclônica no Atlântico, se desloca rumo ao oeste-sudoeste com uma velocidade de translação de 14 milhas por hora (24 km/h), indicou o NHC em seu boletim das 8h local (12.00 GMT) de hoje.

O furacão fica a 130 milhas (210 quilômetros) ao nordeste de Punta Gallinas (Colômbia) e a 520 milhas (840 quilômetros) a leste-sudeste de Kingston (Jamaica).

Será mantida uma vigilância de tempestade tropical (passagem do sistema em 48 horas) para Aruba e a fronteira entre Colômbia e Venezuela até Ríohacha, afirmou em NHC, com sede em Miami.

Acredita-se que Matthew girará no sábado ou domingo rumo ao noroeste, por isso que, segundo um provável padrão de trajetória, Jamaica, Cuba e partes do Haiti ficariam dentro de seu raio de ação.

Os especialistas do NHC esperam que Matthew "continue se fortalecendo nas próximas 48 horas e se transforme em um furacão de categoria maior nesta tarde ou noite".

O total de chuva acumulada poderia alcançar até sábado 4 polegadas em algumas zonas de Aruba, Bonaire e Curacao. Também são esperadas intensas chuvas ao longo da costa da Colômbia desde a fronteira venezuelana de Ríohacha.