Furacão Otto deixa 10 mortos e 11 mil afetados na Costa Rica

San José, 27 nov (EFE).- O furacão Otto, que castigou na última quinta-feira à Costa Rica, deixou pelo menos dez pessoas mortas, 11 mil afetadas e 2.778 quilômetros de estradas destruídas em 412 cidades e povoados, informou o governo neste domingo.

Este é o primeiro balanço feito pela Comissão Nacional de Emergências (CNE) após a passagem do furacão que devastou, principalmente, áreas do norte do país, como Los Chiles, Guatuso, Upala, Bagaces e La Cruz.

Os estragos em estradas são calculados em US$ 13 milhões, e, atualmente, apenas uma delas está fechada em Bagaces, por conta da destruição de uma ponte. O governo contabilizou 1.598 imóveis danificados e mantém abertos 30 albergues oficiais, onde estão 3.419 cidadãos.

O presidente costa-riquenho, Luis Guillermo Solís, reconheceu hoje 12 abrigos informais na cidade de Upala enfrentam problemas de abastecimento, mas que as autoridades não sabiam da existência deles. Conforme afirmou, a vice-presidente, Ana Helena Chacón, foi ontem à região e está coordenando o envio de ajudas a esses albergues.

"A situação está sob controle em Upala, apesar de termos assuntos que ainda não estão completamente resolvidos, como o da água", declarou o líder.

O Serviço Nacional de Vigilância Aérea comanda as operações para levar ajuda às zonas afetadas e está tendo o auxílio de dois helicópteros e dois aviões do Panamá, e de dois helicópteros dos Estados Unidos. Nas operações de ajuda humanitária em terra trabalham a Cruz Vermelha, os bombeiros, a Polícia e agentes da Investigação Judicial. Empresas de água e energia, por sua vez, trabalham durante todo o dia para restabelecer totalmente os serviços básicos.

Otto passou pela Costa Rica na quinta-feira como furacão de categoria 2, com ventos de até 175 km/h e chuvas de 200 litros por metro quadrado, o equivalente às precipitações de um mês inteiro de inverno. Isto causou inundações, desmoronamentos e quedas de árvores, principalmente em La Cruz, Upala, Guatuso, Los Chiles y Bagaces.

Otto é o primeiro furacão que atinge diretamente à Costa Rica desde que existem registros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos