Parque japonês pede desculpas por congelar 5 mil peixes em pista de patinação

Tóquio, 28 nov (EFE).- Um parque temático no sul do Japão se viu obrigado a pedir desculpas nesta segunda-feira após colocar em sua pista de patinação no gelo, aproximadamente, 5 mil animais marinhos congelados, depois de receber uma série de críticas.

O parque Space World, em Kitakyushu, lançou a atração no dia 12 de novembro, com a ideia de servir de exposição sobre a vida marinha, além de ser usado como pista de patinação no gelo. No entanto, as críticas nas redes sociais, principalmente na página do Facebook do parque, não demoraram e a proposta foi qualificada de "desrespeitosa" e "repugnante" por usar animais como brinquedos e pelo esbanjamento inútil de comida.

O site do parque apresenta hoje uma mensagem da direção reconhecendo que as opiniões desfavoráveis recebidas foram "algo grave", e lamentando ter tido o "mau gosto" na hora de montar a atração.

"Planejamos isto para que as pessoas pudessem aprender sobre os peixes, mas entendemos as críticas que chegaram", afirmou o diretor do parque temático, Toshimi Takeda, em entrevista ao canal japonesa "NHK".

Um vídeo do próprio Space World mostra peixes e crustáceos sob uma camada de gelo, alinhados como se estivessem "nadando" e inclusive formando uma seta ou a palavra "Hello" (Olá).

Segundo funcionários do parque, os peixes foram comprados já mortos em um mercado local, e muitos deles não cumpriam os padrões para consumo humano.

Para descongelar os animais, a atração ficará fechada por um mês. Depois, será feita uma cerimônia fúnebre xintoísta para homenagear as almas dos peixes, algo que o parque já tinha planejado antes de começar a polêmica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos