Lotado, estádio em Medellín homenageia Chapecoense e vítimas de acidente

Medellín (Colômbia), 30 nov (EFE).- Milhares de pessoas lotaram na noite desta quarta-feira o estádio Atanasio Girardot, em Medellín, onde seria disputada a partida de ida pela final da Copa Sul-Americana, para prestar uma homenagem às vítimas do acidente aéreo que matou jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, assim como convidados da delegação, jornalistas e tripulantes.

O acidente com um avião da companhia LaMia provocou a morte de 71 das 77 pessoas que estavam a bordo do avião que os levava a Medellín, onde a Chapecoense iria enfrentar o Atlético Nacional.

No começo do ato, foram soltas no meio de campo 71 pombas que lembram cada uma das pessoas mortas no acidente.

Participam da cerimônia os ministros das Relações Exteriores e Cultura, José Serra e Roberto Freire, respectivamente, assim como o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez.

A multidão, vestida de branco em sua maioria e com velas acesas, respeitou um minuto de silêncio. Ao término, e com vários dos presentes às lágrimas, os colombianos surpreenderam com o cântico "Vamos, vamos Chape", da torcida do time catarinense.

Diversas faixas com dizeres como "Somos todos Chapecoense" foram estendidas nas arquibancadas do Atanasio Giradot, onde a Chapecoense disputaria a partida mais importante de seus 43 anos de história. Do lado de fora, outra multidão, que não conseguiu entrar no estádio, acompanhava o ato por televisores ou emissoras de rádio.

Os jogadores do Atlético Nacional entraram em campo com um uniforme preto e levando cada um um buquê de flores.

Uma banda militar interpretou uma marcha fúnebre, enquanto o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, e o governador do departamento de Antioquia, Luis Pérez, depositavam coroas de flores no meio de campo.

Em seu discurso, Serra, com voz embargada e sem esconder as lágrimas, agradeceu a solidariedade dos colombianos ao falar sobre a tragédia.

"Muito obrigado, Colômbia, muito obrigado Medellín, muito obrigado Atlético Nacional, muito obrigado a todas as pessoas que aqui estão", disse o chanceler.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos