Tremor de magnitude 7,9 graus provoca alerta de tsunami em Papua Nova Guiné
Um terremoto de magnitude 7,9 graus neste sábado provocou um alerta de tsunami no nordeste de Papua Nova Guiné, sem que as autoridades tenham informado de vítimas ou danos.
O epicentro do tremor foi localizado a 103,2 quilômetros de profundidade e a 46 quilômetros ao leste de Taron, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora a atividade sísmica em todo o mundo.
O terremoto ocorreu às 20h52 locais (8h52 em Brasília) perto da costa da região de Nova Irlanda. Uma réplica de magnitude 6,3 graus atingiu a mesma região 30 minutos depois.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico alertou sobre a possibilidade de um tsunami de até 3 metros no litoral de Papua Nova Guiné. Outras, regiões, como Ilhas Salomão, Nauru e Indonésia, podem ser atingidas por ondas de até 1 metro.
"As pessoas nos litorais ameaçados devem estar em alerta e acompanhar as instruções das autoridades nacionais e locais", afirmou o Centro de Alertas em seu site.
A ilha de Nova Guiné fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica, que registra cerca de 7 mil tremores por ano, a maioria deles moderados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.