Topo

Bombardeios turcos em cidade síria de Al Bab deixam 24 mortos

22/12/2016 10h03

Beirute, 22 dez (EFE).- Pelo menos 24 pessoas morreram nesta quinta-feira, entre elas sete menores e 10 mulheres, por bombardeios de aviões turcos na cidade de Al Bab, no nordeste da Síria e controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG afirmou que há feridos em estado grave e pessoas presas entre os escombros, por isso que não descarta que o número de vítimas mortais possa aumentar.

Estes ataques aéreos ocorrem depois que ontem 14 soldados turcos morreram e outros 33 ficaram feridos por ataques dos extremistas contra as tropas da Turquia que prestam apoio a rebeldes sírios nas proximidades de Al Bab, segundo Ancara.

Anteriormente, o Observatório tinha rebaixado para 10 o número de militares turcos mortos, e acrescentou que também houve 32 rebeldes sírios que morreram nos enfrentamentos e pelos atentados com carros-bomba dos jihadistas.

Essa fonte afirmou que os radicais sofreram 19 baixas mortais, às quais se somam dezenas de feridos durante a batalha.

Os insurgentes sírios, apoiados por aviões e carros de combate turcos, lançaram na quarta-feira uma ofensiva na periferia de Al Bab, onde tomaram o controle parcial do monte Al Sheikh Aquil e de um hospital adjacente, mas seu ataque foi repelido pelos extremistas, que recuperaram esses pontos, apontou o Observatório.

Desde o final de agosto, os grupos armados sírios e as tropas turcas desenvolvem a operação "Escudo do Eufrates" para expulsar o EI do norte de Aleppo e impedir o progresso da aliança armada curdo-árabe Forças da Síria Democrática (FSD), apoiada pelos EUA.

Em 10 de dezembro, as facções sírias anunciaram o começo do ataque para "libertar" Al Bab, onde conseguiram invadir após romper a primeira linha de defesa dos radicais.