Topo

Rebeldes apoiados pela Turquia avançam contra EI e controlam 25% de Al-Bab

22/02/2017 09h53

Cairo, 22 fev (EFE).- Rebeldes sírios apoiados por forças turcas avançaram nesta quarta-feira na cidade síria de Al-Bab, o último reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Aleppo, e conseguiram controlar 25% do território, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os grupos armados insurgentes avançaram contra o EI e tomaram o controlaram a sede do tribunal e um prédio residencial. Com isso, eles já dominam um quarto da cidade.

Atualmente, as forças turcas bombardeiam Al-Bab com artilharia, enquanto a aviação turca sobrevoa a área, acrescentou o Observatório.

Os rebeldes sírios e as tropas turcas começaram a ação em Al-Bab em 7 de fevereiro e nestes 15 dias, pelo menos, 124 pessoas morreram, entre elas 38 crianças, conforme o levantamento do Observatório.

No último dia 11, o Observatório informou que os rebeldes sírios e seus aliados controlavam 10% de Al-Bab. Mas poucos dias depois, o chefe do Estado-Maior turco, Hulusi Akar, anunciou o fim da operação de suas tropas, em declarações ao jornal "Daily Sabah".

As tropas e as facções começaram a cercar a cidade em 10 de dezembro durante a operação Escudo do Eufrates, cujo objetivo é expulsar da zona tanto o EI quanto às milícias curdo-sírias. As autoridades turcas anunciaram que após a batalha por Al-Bab, que fica muito perto do sul da fronteira turca, a operação continuará para expulsar o EI de Al Raqqa, sua 'capital' na Síria.