Topo

Explosão de carro-bomba deixa pelo menos 29 mortos na Síria

No Cairo

24/02/2017 06h36

Pelo menos 29 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba na cidade de Susian, no noroeste de Ao Bab, na província setentrional de Aleppo, na Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O número de mortos poderia aumentar nas próximas horas, já que existem vários feridos em estado grave, acrescentou a fonte.

Além disso, destacou que entre as vítimas mortais há combatentes rebeldes da operação Escudo de Eufrates, que ontem tomaram o controle, com o apoio de forças turcas, de Al Bab, bastião do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em Aleppo.

A explosão ocorreu perto de duas sedes de grupos rebeldes sírios, que lutam contra as forças do regime do presidente Bashar al Assad e contra o EI.

O atentado aconteceu um dia depois que forças rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) anunciassem a conquista da cidade de Al Bab, último reduto urbano do EI na província de Aleppo.

O Observatório negou ontem que os insurgentes e as forças turcas controlassem Al Bab, mas afirmou hoje que os jihadistas do EI tinham saído desta cidade, assim como das vizinhas Bazaa e Qabasin.

Batalhões do ELS e as tropas turcas começaram a cercar a cidade de Al Bab, em dezembro do ano passado, no âmbito da operação Escudo de Eufrates, que começou em agosto de 2016 e cujo objetivo é expulsar da região tanto o EI como as milícias curdo-sírias.