Topo

Polícia confirma que autor do atentado de Londres atuou sozinho

26/03/2017 05h12

Londres, 26 mar (EFE).- O autor do ataque de Londres na quarta-feira passada, Khalid Masood, atuou sozinho e não há informação que sugira que haja mais complôs terroristas, informou neste domingo a polícia britânica.

"É possível que nunca possamos entender por que ele fez isso", afirmou Neil Basu, assistente do delegado da Scotland Yard.

Quatro pessoas morreram e 50 ficaram feridas depois que Masood atropelou com seu veículo dezenas de transeuntes na ponte de Westminster antes de continuar seu ataque na frente do parlamento, onde apunhalou mortalmente o policial Keith Palmer, e foi abatido por agentes armados.

"Ainda acredito que Masood atuou sozinho nesse dia e não há informação de inteligência que sugira que estejam sendo planejados mais atentados. Inclusive, se atuou sozinho na preparação, necessitamos estabelecer com total clareza por que fez estes terríveis atos para tranquilizar os londrinos, e para dar respostas às famílias dos mortos e das vítimas", acrescentou Basu.

O responsável policial especificou a importância de averiguar se Masood atuou inspirado por propaganda terrorista.

Um homem de 58 anos é o único que permanece detido em relação com o atentado em Londres, depois que a polícia liberou ontem sem acusações um homem de 27 anos e uma mulher de 39.

Com essa medida, das 11 pessoas detidas desde o atentado ocorrido na quarta-feira, só está sob custódia o homem de 58 anos, cuja identidade não foi informada.

Dos feridos, 14 permanecem hospitalizados, dos quais dois estão em estado crítico e outro com ferimentos graves, segundo a polícia.

O autor do atentado de Londres, cujo nome de nascimento era Adrian Russell Ajao, era britânico de 52 anos, nascido no condado de Kent (sudeste da Inglaterra).

O agressor tinha um histórico delitivo e antecedentes penais por agressão violenta e posse de armas.