Topo

Egito continua bombardeando Derna em resposta ao ataque a cristãos coptas

27/05/2017 05h38

Cairo, 27 mai (EFE).- Aviões egípcios continuam bombardeando neste sábado posições "terroristas" na cidade de Derna, no leste da Líbia, em resposta ao ataque realizado ontem por dez homens contra um ônibus, no qual morreram 29 cristãos coptas e outros 13 ficaram feridos, segundo informou o Exército.

O porta-voz das Forças Armadas egípcias, o general Tamer al Rifai, informou em comunicado através da sua página no Facebook que "de acordo com instruções do presidente (Abdel Fatah) al Sisi, as forças aéreas realizaram ataques contra agrupamentos terroristas na Líbia", em resposta ao atentado de ontem.

Rifai assegurou que a operação continua até o momento depois que ontem à noite os aviões fizeram pelo menos seis incursões contra um campo de treinamento de jihadistas na cidade de Derna, um dos principais redutos extremistas na Líbia.

Esta operação é uma resposta ao atentado cometido ontem por dez homens mascarados contra um ônibus no que viajavam cristãos coptas, e que iam para o mosteiro de São Samuel, na província de Minia, no sul de Egito.

O ataque ainda não foi assumido por nenhum grupo, apesar de o presidente egípcio ter acusado em discurso televisionado o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Rifai disse que se tem os dados suficientes para confirmar que o ataque foi planejado a partir de Derna.

Poucos minutos antes do anúncio deste bombardeio e em um discurso televisionado, o presidente egípcio prometeu acabar com os jihadistas e atacar seus campos de treinamento tanto "em solo egípcio como estrangeiro".

Segundo assegurou Sisi, uma das causas destes ataques no Egito é porque "o Daesh (acrônimo em árabe do EI) está sendo derrotado na Síria", pelo que muitos dos combatentes chegam ao Egito atravessando o Sinai, onde um braço do EI tem base, e pelos territórios fronteiriços com a Libia.