Topo

Homem de 25 anos é detido por suposto envolvimento com atentado de Manchester

28/05/2017 13h10

Londres, 28 mai (EFE).- A polícia britânica deteve neste domingo um homem de 25 anos supostamente relacionado com o atentado terrorista ocorrido na segunda-feira passada em Manchester, o que eleva a 12 o número de suspeitos detidos.

A polícia de Grande Manchester disse que a última detenção foi realizada na área de Old Trafford, onde fica o estádio do Manchester United, e apontou que ainda está sendo inspecionada uma casa na zona de Moss Side, que no sábado foi desalojada provisoriamente como medida de precaução.

Um total de doze homens com idades entre 18 e 44 anos são interrogados pela polícia como parte das investigações sobre o atentado de segunda-feira na Manchester Arena, que deixou 22 mortos e 64 feridos.

Entre eles está Ismail Abedi, irmão do terrorista suicida Salman Abedi, um britânico de origem líbia de 22 anos que detonou uma bomba de fabricação caseira na saída de um show da cantora americana Ariana Grande. Também foram detidos na Líbia outro irmão do autor, Hashim, e o pai, Ramadan, supostamente vinculado a um grupo islamita.

A Polícia investiga também a suposta rede que apoiou Salman Abedi para perpetrar o ataque, que foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

Neste domingo foram divulgadas duas imagens de Abedi captadas antes que cometesse o atentado, nas quais ele aparece vestido com um boné e carregando uma mochila. A polícia pede aos cidadãos que contribuam informação relevante.

A ministra britânica do Interior, Amber Rudd, disse à emissora de televisão pública britânica "BBC" que a operação policial para desmantelar a rede de apoio do terrorista suicida segue "em plena vapor" e que ainda sao procurados possíveis cúmplices.

Rudd apontou que "potencialmente" ainda restam suspeitos soltos, enquanto a polícia interroga os 12 detidos, ao mesmo tempo que afirmou que "enquanto a operação não tiver concluído, não é possível estar certo que acabou".

A ministra revelou que o governo britânico já utilizou algumas controversas medidas para impedir a entrada de cidadãos com possíveis vínculos extremistas ao Reino Unido, mas que não detalhou quantas vezes ou com que efeito.

De acordo com Rudd, o serviço de contra-espionagem MI5 investiga atualmente cerca de 500 possíveis esquemas terroristas, assim como uma lista de tres mil indivíduos considerados de risco e outros 20 mil classificados como menos perigosos.