Sofrendo de demência senil, viúva de Augusto Pinochet é internada no Chile

Santiago, 7 jun (EFE).- Lucía Hiriart, a viúva do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, está internada no Hospital Militar de Santiago (HMS), sofrendo de depressão, demência senil e "uma série de transtornos digestivos", de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira.

Amigos da família Pinochet contaram para "The Clinic On-line" que Lucía, de 94 anos, está sofrendo de "doenças próprias da sua idade".

"A sua deterioração, especialmente na área cognitiva, tem sido rápida desde o ano de 2016", quando disse ao ministro (juiz especial), Guillermo de la Barra, durante investigação por eventual apropriação indevida da Fundação Cema Chile.

Em dezembro do ano passado, Lucía Hiriart, se disse inocente, após ser acusada de suposta apropriação de bens e desvio de fundos da Fundação Beneficente Cema Chile, da qual foi designada por Augusto Pinochet presidente vitalício durante a ditadura (1973-1990).

"Ela mantém cada vez menos informações e permaneceu alheia a todas as polêmicas que gera seu nome, como a notícia sobre a pensão de 3,1 milhões de pesos (US$ 4,66 mil), que recebe desde a morte de Pinochet, em 2006. A viúva negra é hoje, aos 94 anos, uma sombra de si mesma", diz o site do "The Clinic".

Lucía Hiriart negou ao juiz, se ter apropriado de bens ou ter desviado fundos da fundação que presidia.

Além disso, Augusto Pinochet cedeu para as propriedades da fundação, 135 imóveis e terrenos públicos que, segundo foi descoberto em abril, começaram a ser vendidos ou alugados a terceiros, sem saber o destino do dinheiros recebido.

A previsão é que Lucía Hiriart deixe o hospital no próximo sábado, após permanecer hospitalizada no último dia 26 de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos